quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Pablo Picasso (1881-1973)


Pablo Picasso nasceu a 25 de Outubro de 1881 em Málaga (Espanha), faz hoje precisamente 126 anos. É considerado um dos maiores mestres da Arte do século XX. Na infância os seus desenhos retratavam básicamente touradas. Além de pintor foi também um notável ceramista, gravador e escultor. São milhares os trabalhos deixados por Picasso e em diversos tipos de materiais. É considerado um dos fundadores do Cubismo, um estilo de pintura em que os objectos eram analisados nas suas formas para posteriormente serem pintados, em cores de castanho monocromáticas. Considerado como um pacifista, nunca tomou partido por qualquer dos conflitos bélicos que ensombraram a época em que viveu, nomeadamente a 2ª Guerra Mundial e a Guerra Civil de Espanha. Mas o seu repúdio pela violência poderá ser encontrado ao longo da sua obra. Deixo-vos algumas das obras de Picasso, começando pela, que considero a sua obra mais emblemática - o mural Guernica - que retrata, aos olhos do pintor a cidade basca de Guernica após o bombardeamento alemão, durante a 2º Guerra Mundial. Este mural representa para muitos admiradores da obra de Picasso a revolta contra a guerra, o horror nazi,pondo a nú a brutalidade e desumanidade humanas.
































Um abraço.

sábado, 20 de outubro de 2007

Flores para ti...

Os acidentes de viação acontecem a cada segundo das nossas vidas. Estamos felizes e saudáveis e de repente o sopro da vida esvai-se de uma forma brutal, alucinante, causando dor, tristeza e uma profunda e imensa saudade a quem fica. E revolta também. Uma imensa revolta.
Para muitos de nós, os acidentes de viação são apenas números, estatísticas. Para mim esse número transformou-se de repente num rosto, num nome.
O Nuno perdeu a vida em mais um desses trágicos e brutais acidentes, era meu primo e tinha 32 anos de idade. Deixou de respirar no passado dia 18... e deixou na família e nos amigos um vazio e uma dor insuportáveis.
Peço desculpa a todos os amigos, que me tem feito chegar as suas amáveis e reconfortantes palavras mas, como é óbvio não me tem sido possível contactar convosco. Deixo-vos um abraço.
E para ti Nuno deixo estas flores. Que elas alcancem o céu e te envolvam com o seu doce perfume.
Fica bem. Fica em paz!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Eu, pessoalmente não gosto muito de dias internacionais disto ou daquilo.
Acho que o dia das crianças, das mães, das mulheres, dos pais e por aí fora são ou, pelo menos deveriam ser todos os dias.
Sobre o dia internacional para a erradicação da pobreza penso que em pleno século XXI a comunidade internacional há muito tempo o deveria ter banido do calendário, isto porque a pobreza já não teria sequer razão de existir se não fosse a maldade, a corrupção e a ganância dos homens.
Mas, infelizmente a pobreza existe. Magoa e aperta os nossos corações. A pobreza vive paredes meias connosco, anda ao nosso lado, na rua, no metro, junto a uma paragem de autocarro... de mão estendida e olhar triste à porta do supermercado.
Constantemente os nossos olhos recaiem sobre ela e sentimos pena, dor, solidariedade, revolta e pensamos que é uma tremenda injustiça. Interrogamo-nos sobre o que poderemos fazer, sem ser entrar na fantochada da caridadezinha e chegamos à conclusão que podemos fazer pouco, muito pouco. Será ?
Outros passam, olham e nem sequer se importam. Eu importo-me! Só em Portugal cerca de 5% dos portugueses vivem no limiar da pobreza, por isso faço um apelo aos governantes deste país. Não esbanjem o dinheiro dos contribuintes em projectos megalómanos e pouco prioritários.
Portugal vai começar a receber dos fundos comunitários cerca de 10 MILHÕES DE EUROS POR DIA. Que ele seja canalizado para o que realmente importa, a luta contra a pobreza, contra a doença, contra o desemprego. Contra a pobreza extrema de tantos e tantos portugueses, jovens e idosos, que se sentem abandonados e a viver na marginalidade, na solidão e na miséria. Apelo a que os governantes deste país não os esqueçam.
O país e os portugueses assim o exigem!!!
















A TERRA É DE TODOS!























segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Mais uma acha para a fogueira...

Acabou-se o Congresso do PSD. Quiçá talvez o próprio PSD. Parece que uma nova Era do PPD/PSD está a emergir.
Mas apesar de todas as calamidades vividas actualmente parece que os portugueses vão ter opurtunidade de se divertir nos tempos mais próximos.
Vem aí novamente Pedro Santana Lopes. UAU!
Daqui apelo aos meus amigos Odysseus do blogdanalga e Zé do Zé Povinho, entre outros para que não percam pitada dos próximos episódios. Trabalho não vai faltar, tenho a certeza!
Eu fico a assistir da primeira fila.

SOMOS TODOS UNS ARRUACEIROS?

Há coisas que me escapam. Ao ler, no passado fim de semana uma coluna no correio da manhã, assinada pelo jornalista Emídio Rangel pensei que:
- Ou eu não tenho andado ultimamente muito ligada à terra ou então andam a acontecer coisas tremendamente graves e nem tenho dado por elas.
Então não é que o referido senhor escreve uma pequena coluna, intitulada "Os arruaceiros", onde se mostra muito indignado pelo facto do primeiro ministro andar a ser vaiado e assobiado pelo país fora? E escreve entre outras aleivosias o seguinte: - " Que democracia é esta que permite a ofensa, o escárnio, a humilhação dos dirigentes que escolhemos, com o nosso voto [o dele evidentemente], para governar Portugal ?."
Fiquei de boca aberta mas continuei a ler, pensando para os meus botões:
- Então este senhor não é jornalista? É pois! Então não é suposto que os jornalistas, pelo menos na sua maioria defendam a liberdade de expressão e o direito à opinião? Parece que era sim!
Continuei a ler, muito devagar porque o tamanho da dita crónica embora pequeno parecia-me já grande o suficiente para me fazer subir às paredes. Logo de início o tal senhor pergunta aos leitores se " é democrático um primeiro- ministro deslocar-se oficialmente a uma escola, uma fábrica ou uma empresa e ser recebido por uma 'manifestação espontânea', com trinta ou quarenta cidadãos vindos de fora [de onde serão estes espontâneos?] que assobiam, chamam nomes ao primeiro- ministro e muitos outros mimos ... que fazem corar as pedras da calçada... Um cidadão [enquanto tal] , legitimado pela escolha dos portugueses em eleições livres [ e directas, digo eu ], chamado a ser primeiro- ministro , tem que suportar, sempre que se desloca em serviço pelo país, estas ofensas e indignidades?
XI... onde nós vamos parar!
Ao continuar a ler dei pelos culpados de tão ignominiosa acção e então comecei a rir. Hahaha...! Cá está preto no branco que os culpados são os comunistas, vejam lá, tão caladinhos que eles andam, tinham que andar a tramar alguma. Mas ao terminar a pequenissíma crónica já fiquei com uma ideia formada e pensei:
- Os comunistas sempre foram acusados de coisas horriveis, até de comer criancinhas. Eu acho que andaram e andam ainda a ser comidas demasiadas criancinhas, embora eu não tenha conhecimento que tenha recaído qualquer acusação sobre os comunistas, veja-se o caso Casa Pia, que agora vemos transformado em ocaso, mas adiante... eu pensava que a caça às bruxas já tinha terminado à muito tempo, pelos vistos não.
Quer sejam os comunistas culpados ou não eu lavo as minhas mãos. Também um grupo de trinta ou quarenta pessoas pouca mossa faz. Ou não? Eu nem sequer sou comunista, aliás não possuo qualquer cartão partidário, daí o sentir-me livre para comentar seja o que for e em que circunstância for.
Então passo desde já a pensar alto.
O senhor Rangel deve andar muito baralhado, para reagir assim tão emotivamente. As manifestações ocorridas pelo país fora, parecem-me mais concorridas e parece-me que:
- Os professores são mais que quarenta e não são todos comunistas.
- Os polícias também me parecem em maior número e não me consta que o PC tenha conseguido um maior número de filiados ultimamente, senão ninguém os calava.
- O número de funcionários públicos a entrar na mobilidade também foi mais elevado e, quanto muito manifestaram-se com o apoio dos seus sindicatos, que por enquanto ainda são constitucionalmente aceites.
- E os médicos os enfermeiros, os alunos, os seus pais? É tudo comunista, aos olhos do senhor Rangel? Penso também que os governantes, quaisquer que eles sejam, tenham ou não sido eleitos por maioria absoluta ( mas vejam-se os números da abstenção) não estão acima da lei. Qualquer governante, em qualquer país do mundo pode e deve estar exposto não só ao escrutínio dos cidadãos, como também, se for o caso estar exposto a ouvir os protestos que causa em seu redor, devido à política seguida pelo seu executivo.
Eu sei que já foi à muito tempo, talvez o senhor Rangel já nem se lembre mas a democracia nasceu, em Portugal aquando do 25 de Abril de 74.
O senhor Rangel tem o dislate de terminar a sua pequenina crónica dizendo que não percebe a razão da não intervenção dos serviços de segurança aquando da manifestação dos "arruaceiros", e que " estas permitam o seu 'teatro' ilegal e ofensivo a poucos metros do primeiro-ministro".
Já não estamos muito longe disso acontecer. Os tribunais e as prisões estão a preparar-se para pôr cá fora os seus actuais inquilinos, afim de arranjar lugar para todos os portugueses que tiverem a ousadia de discordar com o governo, com o senhor primeiro-ministro e já agora com o senhor Rangel.
O que pretenderá este senhor?
Será que como jornalista está a fazer-se a mais algum lugar de topo na televisão pública? Não creio ou não fosse a televisão e a comunicação social por si acusadas de focarem " tudo o que mexe, sem critério e sem o cuidado de interprtetar os acontecimentos".
Ou será que está apenas a manifestar a sua opinião, que é ser contrário a que os portugueses manifestem a sua?
Veja lá senhor Rangel, porque me parece que, nos tempos que correm ter opinião sobre um determinado assunto é manifestamente perigoso. Poderá dar azo à intervenção das forças policiais!
E já agora pergunto : - Quem é que tem medo de uns arruaceiros? Ainda por cima sendo aí uns trinta ou quarenta... brrr!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Eu nem quero acreditar! Então não é que, para o próximo ano me vai sair a sorte grande? Pois é meus amigos !
Para o próximo ano vou ter o meu bolsinho cheio de moedas. Não, ainda talvez não seja desta que vou para a porta da igreja. Bom, nada de brincar com coisas sérias. O certo é que vou ter mais dinheiro no bolso, vou poder gastar mais uns euros em coisas absolutamente desnecessárias, como faço sempre que fujo para o supermercado do meu bairro, para a padaria ou para o talho.
D. Fátima, senhor Pedro e senhor Zé não desesperem que para o ano eu vou atacá-los em força. Vou ter um poder de compra enorme, vou ter um aumento no ordenado aí de uns ... sei lá ... 25% ? Sim é verdade, quem o disse foi o senhor engenhêro. Ai desculpem estou tão nervosa e contente que já nem escrever sei. Repito! Quem o afirmou hoje foi o senhor engenheiro, primeiro governante de Portugal. Claro que não falou em percentagens mas para bom entendedor meia palavra basta.
E como ele estava feliz e emocionado. Até eu, que sou uma empedernida fiquei com lágrimas nos olhos. Às tantas já não sabia se havia de rir ou chorar... por mais!
Meus amigos somos uns vencedores. Conseguimos estancar a hemorragia das finanças públicas. CONSEGUIMOS chegar à mágica quantia dos 3% no défice. Portanto a partir de hoje podemos dizer adeus à crise económica. Sim porque à crise de valores e de ética política, talvez a consigamos atingir lá para 2015...
Se nos esforçar-mos muito, talvez quem sabe lá para o ano... Por altura das eleições. Isto sou eu a sonhar alto. Como tenho estado doente, talvez ainda por aqui aja uns resquícios de febre. Por vezes deliro!
Bom. O certo é que, debelada a crise económica, o governo vai abrir os cordões à bolsa, vai melhorar a vida de muitos portugueses. Desculpem amigos, agora vou falar como funcionária pública que sou, à mais de 25 anos. O meu amigo e primeiro governante de Portugal, tem andado a tratar-me muito mal. Chamou-me incompetente, preguiçosa, disse cobras e lagartos de mim, enquanto funcionária pública e cidadã.
Não gostei! E como tenho pelo na venta gritei-lhe que os maus funcionários só existem quando têm maus patrões. É ou não é verdade? Agora como vou ter a minha carreira descongelada, e um ordenadito melhor, talvez o perdoe. Mas com certas e determinadas condições!!!
  • A volta imediata de tantos colegas e amigos colocados na mobilidade especial, o que como todos devem saber mais não é que um despedimento colectivo,sem justa causa e sem direito a indemnização.
  • Que seja reposto o bom nome e dignidade do funcionalismo público.
  • Que onde haja maus funcionários, corrupção, e mau desempenho nas suas actividades isso seja visto de modo a que não seja possível pagar o justo pelo pecador.
  • Que a chamada reestruturação da função pública comece pelo alto, pelos responsáveis políticos, pelos maus gestores e pelos quadros de topo, que são quem deve dar o exemplo.

Se estas condições não forem cumpridas, acho melhor não me dar o meu tão desejado aumento. Porquê? porque aí irei sentir-me mal, vou pensar que o estou a ganhar porque foram centenas de colegas e amigos meus para a mobilidade, casais com filhos menores, homens e mulheres que apesar de novos para a aposentação são já considerados velhos para arranjar outro emprego. Pessoas com muito valor e dignidade. Mas eu sei que não sou responsável pela má política laboral do governo. Disso tenho a consciência tranquila. Disso tenho a certeza, tanta como a que tenho sobre o valor, o empenho, a dedicação dos meus colegas e amigos apanhados nesta situação desesperante.

A eles eu quero aqui, uma vez mais expressar todo o meu apoio, dizer-lhes que apesar deste post ter começado em ar de brincadeira, não brinco com coisas sérias. Nem admito que ninguém brinque!

Muita coragem e beijos para todos.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

OBA ! OBRIGADA


Cá estou eu a dançar muito feliz, à espera do Oscarino que o meu amigo J.G. do "Sino da Aldeia" me ofereceu. Como sou uma Lady também deixo a todos os meus amigos(as) da blogosfera uma prenda . Espero que gostem ... e que o seu perfume torne os nossos dias menos cinzentos. Volto em breve !!!




















UM ABRAÇO PARA TODOS E PARA CADA UM