terça-feira, 18 de setembro de 2007

Homenagem a todas as crianças, incluíndo as grandes

OUTRA MARGEM


E com um búzio nos olhos claros
Vinham do cais, da outra margem
Vinham do campo e da cidade
Qual a canção? Qual a viagem?

Vinham p'rá escola. Que desejavam?
De face suja, iluminada
Traziam sonhos e pesadelos.
Eram a noite e a madrugada.

Vinham sozinhos com o seu destino.
Ali chegavam, Ali estavam.
Eram já velhos? Eram meninos?
Vinham p'rá escola. O que esperavam?

Vinham de longe. Vinham sózinhos.
Lá da planície. Lá da cidade.
Das casas pobres. Dos bairros tristes.
Vinham p'rá escola: a novidade.
E com uma estrela na mão direita
E os olhos grandes e voz macia
Ali chegaram para aprender
O sonho a vida a poesia.



Maria Rosa Colaço
(1935-2004)








Agora que se iniciou um novo ano lectivo, eu também quis estar presente, participar na festa das crianças do meu País, festa que é o reencontro com os antigos colegas, o fazer novas amizades, aprender coisas diferentes, que ajudam a crescer, a conhecer o mundo, a viver em contacto e em partilha com os outros, numa base de respeito mútuo e de tolerância.

Pensei qual seria a melhor forma, de saudar e de homenagear todas as crianças, e também os seus professores, então lembrei-me deste bonito poema de Maria Rosa Colaço, que foi musicado e cantado pelos Trovante no seu albúm "Baile no Bosque",em 1981.

Porquê Maria Rosa Colaço? Porque sinto uma enorme admiração por ela e pelo seu trabalho, junto dos mais novos. Esta senhora nasceu no Torrão em 1935 e faleceu em 2004. Estudou enfermagem mas o seu maior sonho foi outro. O seu sonho foi a escrita, a poesia e a paixão pelo ensino. Foi uma professora diferente do seu tempo.Marcou o seu tempo, conseguindo captar a amizade, o respeito e a admiração dos seus alunos e de muitas outras pessoas.



Maria Rosa Colaço, trabalhou como jornalista, escreveu muitos textos em diversos jornais e revistas. Mais tarde estudou no Magistério Primário de Évora e formou-se como professora primária, ajudou a formar muitas pessoas que ainda hoje a lembram com saudade e carinho. Viveu em Almada, começando a leccionar em Cacilhas. Tem uma rua com o seu nome no Feijó. Como deve ser bom ser assim recordada pelas crianças, que consigo aprenderam as primeiras letras.


Por acaso, não sei se esta Senhora Professora ainda faz parte dos manuais escolares, dos meus felizmente ainda fez, em conjunto com António Gedeão, Matilde Rosa Araújo, Sebastião da Gama e tantos outros que me acompanharam nos primeiros anos de escola e continuam a acompanhar-me pela vida fora. Deixo aqui o título, de algumas das obras de Maria Rosa Colaço para despertar o vosso apetite, pela sua leitura:


- A Criança e a Vida
- Aventura com Asas
- Maria Tonta como eu
- Viagem com Homem Dentro
- Espanta Pardais
- Não Quero ser Grande




Aqui chegada, eu não poderia deixar de prestar, também a minha homenagem aos professores, que formam os nossos jovens,para um futuro que, todos desejamos radioso e feliz. Para todos os professores, aqui ficam algumas palavras de incentivo, no início deste novo ano escolar. Desejo-vos um bom trabalho e que ele seja reconhecido com o respeito que merece.

Sem comentários: