quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O Portugal Futuro

Aproxima-se um novo ano. Cheio de interrogações, sobre o futuro próximo dos portugueses. Há muito que não sentia o meu país assim tão triste e deprimido. Há muito que não deambulava vagarosamente pelas ruas, tentando adivinhar nos rostos anónimos que comigo se vão cruzando os diversos estados de espírito que neles habitam. Não é alegria que vislumbro na maioria dos rostos mas sim angústia e desesperança. E como poderia ser de outra forma?


Para onde quer que nos viremos só deparamos com injustiça, desemprego e miséria. O horizonte dos portugueses apresenta-se assim bastante cinzento, o que provoca nalguns uma enorme revolta pelo degradante estado a que as coisas chegaram neste triste país: ataques aos mais elementares direitos laborais dos trabalhadores, às suas condições de vida, desrespeito e falta de tacto político a lidar com questões sociais e humanas, entre outras. Noutros, infelizmente a presente situação apenas tem provocado desinteresse, apatia. Um deixar andar, que não é nada saudável num país democrático.


Não sinto uma grande esperança nos tempos que se aproximam, os ataques tem sido muitos e cerrados. Mas no fundo o português não se deixa vencer por um qualquer contratempo, sabendo no final dar sempre a volta por cima.É esse o meu desejo: Que todos nós sejamos capazes de dar a volta por cima!!! Estendo este desejo a todos os que me rodeiam, quer se encontrem perto ou longe fisicamente, a familiares, amigos, colegas de trabalho...


Sei que isso é possível, no que me diz respeito, apesar de muitas das minhas debilidades sou rija.
Apesar de tantos contratempos cá estarei em 2008, de pedra e cal. Firme como um velho sobreiro alentejano. E espero o mesmo de todos vós!


Que 2008 nos traga a justiça, a paz e a felicidade que merecemos. Que nos traga como nas palavras de Ruy Belo o Portugal Futuro, que "portugal será e lá serei feliz" e onde " tudo nele será novo desde os ramos à raiz".
Um abraço do tamanho do mundo












BOM ANO 2008

















5 comentários:

José Lopes disse...

Como gostava de ser tão optimista que pudesse também proferir as palavras De Ruy Belo. A minha esperança é mais modesta, reside nas pessoas, que talvez comecem a lutar pelos seus direitos e que assim portugal se ponha finalmente de pé.
Um bom ano de 2008, são os meus desejos muito sinceros.
Cumps

C Valente disse...

tambem estou pessimista com o futura na mão destes governantes, quem ver Tv, foi mais gastos, mas esquecem-se que oproblema é que o fosso entre ricos e pobres cada vez é maior, depois as estatisticas é só gastos dos portugueses Não é verdade, mas sim de só de alguns
Saudações amigas e um convite para partilhar a minha ceia de fim de ano.

Anónimo disse...

Esperamos mesmo que todos consigamos dar a volta, por cima, por baixo ou de lado, o importante é sobreviver num país que pouco avança, comparando-o com os parceiros europeus.
Os anos passam e com eles, um fio de esperança na cabeça de muitos portugueses..
Qual será o ano novo que nos conseguirá surpreender a todos pela positiva?
Penso que ainda não é este..

Meg disse...

Querida amiga

Como do país não tenho esperança de coisas boas...
e em jeito de despedida...
venho hoje deixar-te os meus votos de um 2008 com muita saúde, paz e harmonia.Para ti e para os teus.

Um grande abraço

Jorge P. Guedes disse...

Faço meus os teus desejos, embora não espere confiantemente a sua realização. Mas é sempre bom pedior mais justiça e harmonia no mundo. Esta é uma corrente em que alinho com gosto!

Para ti, em particular, desejo um período de tempo novo e melhor do que este que está a terminar.
Jorge G.