domingo, 24 de junho de 2007

Afonso Henriques , o Conquistador

Faz hoje, precisamente dia 24 de Junho 879 anos que foi travada a Batalha de S. Mamede, perto de Guimarães. Esta batalha travou-se entre Afonso Henriques, em defesa do condado Portucalense, contra a sua mãe Teresa de Leão e o conde galego Fernão Peres de Trava em 1128. Esta foi uma das várias batalhas que decidiram o destino deste nosso pequeno rectângulo luso e contribuíram para a independência de Portugal, embora essa independência apenas tenha sido reconhecida por Castela em 1143. Afonso Henriques , filho do Conde de Portugal D. Henrique e de D. Teresa, infanta de Leão , nasceu em 25 de Julho de 1109, presumivelmente em Guimarães, embora haja quem defenda que a terra que o viu nascer tenha sido Viseu (Mariana Oliveira escreveu uma obra em que defende esta tese).
O primeiro rei de Portugal casou com D. Mafalda de Sabóia, por volta do ano de 1146, foi o fundador da Dinastia de Borgonha ou Afonsina e sucede-lhe no reinado o seu filho D. Sancho I. D.Afonso Henriques foi proclamado Rei de Portugal em 1139, tendo iniciado o seu reinado em 5 de Dezembro de 1143. O fundador da nacionalidade portuguesa veio a falecer em 6 de Dezembro de 1185. O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra guarda o seu túmulo, ao lado do seu filho e sucessor Sancho I.


NOTA: Para quem gosta de romances históricos, como é o meu caso pode procurar nas livrarias o romance épico sobre a vida de Afonso Henriques, obra de Maria Helena Ventura, intitulada " Afonso O Conquistador ", o livro foi editado pela Saída de Emergência, já durante este ano. A FNAC tem-no à venda por 15,98 €. Boas leituras.

"Esta é a história de um homem, do seu sonho e do nascimento de uma nação. Esta é a história de Afonso Henriques e, como tal, a história de todos nós"


in Afonso, O Conquistador


Sem comentários: