sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Baú de recordações 3 - [A ] Balada dos embalados

Como um amigo da blogosfera me disse estar à espera de mais recordações do meu baú aqui deixo mais uma, publicada numa revista de uma associação de estudantes, em 1986. Espero que compreendam que grande parte delas já tem uns bons anos, estão muito datadas, quer no tempo em que foram escritas, quer na vivência agitada da época, embora eu considere que, em vários sentidos infelizmente elas continuem actuais.



Uns vão bem acomodados
numa chique carruagem.
Vão em papéis vistosos,
cheios de laços e fitas
vão todos muito vaidosos
das suas imagens bonitas.
Outros viajam muito mal
nesta vida de viagem,
vão embalados em jornal
a servir de roupagem.
Os seus laços e fitas
são uns simples atilhos,
que atam as suas vidas
aos mais duros trilhos.
Nesta vida de viagem
uns vão bem arrumados
outros ficam à margem
com os sonhos adiados.
Évora, Outubro de 1981
P`la paginadora
Um abraço do tamanho do mundo.

6 comentários:

Zé Povinho disse...

"... uns vão bem arrumados outros ficam à margem com os sonhos adiados."
Começando pelo título (Balada dos Embalados) e continuando pelo resto, tudo isto me faz recordar a segunda metade dos anos 60, em que ainda sonhava, e acreditava num mundo melhor e mais justo. Hoje mais castigado pela vida, e com os pés mais assentes na terra, embora NUNCA CONFORMADO sei que a realidade é muito diferente do que eu desejaria, e que a vida é uma constante luta contra as injustiças e desigualdades. Como me dizia um grande amigo que já partiu, NUNCA DÊS NADA POR ADQUIRIDO.
Abraço do Zé

Jorge P. Guedes disse...

Muito giro, muito "sixties".

um abraço e bom fim-de-semana.

José Lopes disse...

Hoje, ou há menos utopia ou menos esperança no futuro.
Não sei se estamos melhores, até duvido.
Cumps

Jorge P. Guedes disse...

Reli e gostei outra vez.

Um abraço.

Meg disse...

Não sei porquê, mas não sei mesmo, ao ler, lembrei-me do mail que me enviaste quando querias concorrer a sinette!
Há coisas desconcertantes, amiga Paginadora
E gostei.
Beijinhos

Jorge P. Guedes disse...

Passo e deixo um abraço.