quarta-feira, 5 de setembro de 2007

ROSA PLANTA

Hoje à tarde encontrei uma amiga, sentámo-nos um pouco numa esplanada a conversar após mais um dia de trabalho, num dia de calor intenso e sufocante. Num dia, como tantos outros, em que a planície alentejana aqueceu bem as suas gentes. Mas hoje a conversa com a minha amiga deixou-me emocionada. Ela chama-se Rosa, é uma mulher que gosta de escrever, de pintar e de fotografar. Já nos conhecemos à muitos anos, a sua faceta artística há muito que me é familiar. Mas hoje o que a Rosa me contou, que eu obviamente não vou aqui revelar, deixou-me muito sensibilizada. Hoje revelou perante mim uma faceta da sua personalidade que eu desconhecia. Uma faceta de entrega, de sensibilidade, de carinho e amor pelo próximo, daquele próximo que está mesmo ali ao lado, ao alcance da nossa mão, pronto para receber atenção, carinho e uma palavra de incentivo, que muitas vezes salva vidas, ajuda a recuperar de momentos difíceis e dá um sentido novo à existência de quem nada tendo, de repente ganha um amigo/a, ganha o mundo. O texto poético que hoje aqui deixo foi escrito pela Rosa, que mo enviou à uns tempos atrás e que eu publico, com a sua autorização. Obrigada Rosa por ser quem é, de ser como é!



ROSA PLANTA



"Adormecer e vaguear o pensamento em sonhos tão convictos, que mais parecem reais. O estado do sono é como a árvore que está presa ao mesmo lugar pelas suas raízes. Soltam-se as folhas levadas pelo vento, como o pensamento voando para outro lugar. E como se elas soubessem do dia e da hora , florescem todos os anos naquele dia.


Dá os frutos na mesma altura, e na mesma altura deixa voar as folhas como que a libertar-se. As folhas são levadas pelo vento como mensagens coloridas, por vezes colhidas e guardadas em qualquer página de um livro, como que perpetuando o seu estado de folha seca como se de uma fotografia se tratasse.


Ficam as memórias ténues enevoadas, que ao acordar lembram algo parecido ao real mas pouco explicito. É o contacto com a realidade, o sonho e a fantasia. Acordar para o dia-a-dia, com a esperança e o optimismo de um futuro melhor."


Rosa Casquinha



Hoje a paginadora envia um abraço para todos os amigos, os mais antigos e os mais recentes, os que estão perto e os que estão mais distantes, mas todos sempre presentes no seu coração. Envia um beijo especial para um grande amigo que se encontra em Madrid.
Até breve R.

5 comentários:

Meg disse...

Bonito testemunho de amizade e solidariedade.
Beijinhos.

Jorge P. Guedes disse...

O texto é bonito, poético, sensível.

Abraço recebido e reenviado.

Jorge P. Guedes disse...

Para quando outro escrito?

Um abraço.

Jorge P. Guedes disse...

Para quando outro escrito?

Um abraço.

paginadora disse...

Obrigada pelos vossos comentários amigos MEG e J.G.
Ontem dei conta da colaboração da Rosinha, aqui neste blog. Conto poder ter dentro de um dia ou dois
mais textos dela para aqui os colocar. Até lá.
Um abraço e BFDS para os dois