sábado, 5 de julho de 2008

As crianças são o melhor do mundo

Enquanto estou a escrever este pequeno texto está a decorrer a habitual festinha do jardim de infância do meu bairro. A janela está aberta e até mim chegam as músicas infantis, cantadas por miúdos e graúdos. Assistem os pais e também muitos avós ( o que é bom ), embevecidos com as representações teatrais, rodinhas e cantigas das suas crianças. De vez em quando não resisto a dar uma espreitadela. Muitas das crianças são minhas vizinhas outras estou habituada a encontrá-las a caminho de um pequeno parque infantil próximo, que faz as suas delícias. Ainda ontem me cruzei com o grupo dos mais pequeninos, em fila indiana, agarrados aos bibes uns dos outros com uma mão, enquanto a outra segurava ou um pequeno brinquedo ou a ... chucha.
Lindas! Onde há crianças por perto há sempre alegria, brincadeira, muita animação. Agora é tempo de férias, de descanso para retemperar forças para o próximo ano, o que para muitos significa sair do jardim de infância e ingressar no 1º ano do ensino básico. Por isso criançada aproveitem bem as férias e divirtam-se.
Como o tema deste post são as crianças lembrei-me do que prometi, a dois grandes amiguinhos meus na passada semana e assim publico aqui dois trabalhos seus, sob anonimato, como prometido evidentemente.
O primeiro trabalho é uma tela pintada no colégio pelo meu amiguinho D. de 6 anos e que reproduz de uma forma assombrosa - eu não o conseguiria fazer - uma tela de Cézzanne, de que desconheço o título e o ano em que foi pintada. Quem o souber agradeço que me informe por favor. Exponho também a tela de Cézzanne para melhor se visualizarem as semelhanças entre ambas.
O segundo trabalho é uma história feita pela minha amiguinha I. de 10 anos, que eu admiro muito, porque sempre a tenho incentivado, durante algumas das nossas conversas sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da escrita. Começando a gostar de ler desde cedo e tendo por hábito escrever pequenas histórias consegue-se ser o que ela é: uma aluna cinco estrelas a língua portuguesa (como aliás o é nas restantes disciplinas).



EIS OS RESPECTIVOS TRABALHOS:
  1. As Telas


Cézzanne

D. - 6 anos

2. A História

"A menina Antónia"

Era uma vez uma menina chamada Antónia. Antónia era princesa de Portugal, seus pais o José e a Maria eram os reis, Antónia era muito feliz. Brincava com as suas amigas Francisca e Mariana, as gémeas. Elas brincavam muito, eram as melhores amigas. Antónia saía do castelo todos os dias muito cedo para se encotrar com as suas amigas ao pé da fonte do jardim, era lá que elas se juntavam para brincarem.

Elas adoravam aquele jardim, porque para além de ser o jardim mais bonito que elas jamais conheceram e de ter o mais lindo cantar dos passarinhos e as mais bonitas flores do mundo foi lá que elas se conheceram. Foi numa bela tarde de primavera quando Antónia passeava com os seus pais, ela viu as gémeas perdidas e como o seu coração era muito bondoso sentiu obrigação de as ajudar. Foi ter com elas e ajudou-as a encontrar os pais, desde então ficaram as melhores amigas para sempre, elas eram inseparáveis.

Mas um dia quando Antónia chegou ao jardim as amigas ainda não tinham chegado, Antónia ficou admirada porque elas eram sempre as primeiras a chegar, mas Antónia achou que elas se deviam ter atrasado e esperou, esperou e nada, as gémeas nunca mais chegavam. Antónia ficou preocupada e foi a casa delas. Quando chegou à casa das suas amigas só havia caixotes por todo o lado, Antónia perguntou às amigas o que se passava e elas lavadas em lágrimas disseram-lhe que os seus pais tinham arranjado um trabalho melhor em França e que, infelizmente elas iriam mudar-se, para lá viver.

Antónia nem queria imaginar como seria se as amigas se fossem embora, por isso disse-lhes que iria pedir aos seus pais José e Maria, uma vez sendo reis para arranjar um trabalho ainda melhor aos pais das amigas, mas não ia valer a pena, eles estavam mesmo decididos e Antónia não podia fazer nada e ainda por cima eles iam já amanhã para França.

Antónia foi para casa muito triste, passou o dia trancada no quarto e nem queria comer. No dia seguinte Antónia levantou-se muito cedo para se ir despedir das amigas mas já era tarde demais, elas já tinham embarcado para França. Antónia ainda estava mais triste por nem sequer se ter despedido das amigas.

Os seus pais começavam a ficar preocupados com a filha e achavam que ela estava muito triste e sózinha, por isso resolveram dar-lhe uma maninha, quando Antónia soube , por um lado ficou feliz mas por outro achava que a sua irmã não iria conseguir substituir as amigas.

Passaram-se nove meses e a sua irmãzinha estava prestes a nascer, até que numa tarde de primavera no mesmo dia em que tinha conhecido as amigas a sua mana tinha nascido, Antónia foi chamada à sala de partos e quando pegou na sua irmã e a olhou nos olhos percebeu que uma irmã ou um irmão era a melhor coisa do MUNDO e também percebeu que não havia amigo ou amiga alguma que fosse capaz de substituir o amor de irmãos.

I. - 10 anos

xxx

Então que acham? Estamos ou não perante dois belos trabalhos? Parabéns aos meus dois amiguinhos. Realmente as crianças são o melhor do mundo. Há pois que contribuir para que o mundo em que vivemos seja também o melhor dos mundos para as crianças.

Um abraço

16 comentários:

Anónimo disse...

Concordo que as crianças sejam o melhor do mundo. Elas dão grandes lições aos adultos. Gostei muito dos dois trabalhos: a tela está espectacular, com umas cores ainda mais bonitas do que o original. Incrivel trabalho de uma criança de apenas 6 anos.
A história está muito bonita salientando a importância da família e em especial de um irmão. Parabéns aos dois!!!
Para ti paginadora desejo um bom-fim-de-semana.
Beijinhos
NENA

Anónimo disse...

Espectaculares trabalhos. Estão de parabéns os seus pequenos amigos.
Gostei do blog. Voltarei em breve.
Cumps
Manel

Zé Povinho disse...

Não consegui identificar a pintura, mas tenho que admitir que gostei muito do trabalho da criança e do texto que vem mais abaixo. O futuro pode ser melhor que o presente, assim saibamos inculcar valores nas novas gerações e deixar o resto ao seu cuidado.
Abraço do Zé

paginadora disse...

Até que enfim Nena ! Conseguiste dar a tua opinião (escrita) num post desta tua amiga. Espero que daqui para a frente o continues a fazer, afinal não custa nada pois não.
Obrigada pela tuas palavras acerca dos trabalhos dos meus amiguinhos.

Beijos também para ti e ... depois falamos acerca de umas coisinhas ok?

paginadora disse...

Manel
Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Não consigo saber se já nos conhecemos ou não. Volte sempre!
Um abraço

paginadora disse...

Olá Zé

Eu andei a pesquisar na net, vi muitas telas de Paul Cézzanne mas também não consegui identificar esta. O texto manuscrito foi-me entregue pela pequena autora sem um erro ortográfico, o que hoje em dia não é muito frequente, até em alunos mais velhos e escrito numa letra muito bonita. Fiquei encantada com os dois trabalhos daí o ter resolvido publicá-los, como forma de incentivo a futuras "obras".
Se no presente conseguirmos dar o nosso contributo para que as nossas crianças tenham um futuro mais risonho e mais promissor já nos podemos considerar felizes, porque os tempos que correm não indiciam nada de bom. Espero estar enganada!
Um abraço e uma boa semana seja de trabalho ou de repouso.

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Gostei da visita que estou fazendo ao seu blog e agradeço as visitas que tem feito ao Beja.

Votos de uma boa semana.

Bjs

Germano Viana Xavier disse...

Crianças.

enquanto houver no mundo a criança, guerras serão mais raras.

Melhor ser nossas criança no eterno dos dias. Sabedoria.

E bom ver elas trabalhando suas mentes grandes.

Estou por aqui porque ainda tenho uma criança em mim.

E tenho braços de abraçar.

Germano
Venha mais...

vieira calado disse...

Pode sr que as crianças de hoje, sejam a salvação do país de amanhã.
O que é preciso é ir tratando bem delas. Em todos os aspectos.
Um abraço

paginadora disse...

Lumife

Agradeço o comentário e faço votos para que também tenha uma boa semana.
Bjos.

paginadora disse...

Germano
A criança é de facto o melhor do mundo. Se fossem as crianças a decidirem sobre muitas coisas decerto que este mundo não teria tanta violência nem tanto ódio.
Daqui deste meu cantinho de Portugal envio-te para ti e para todo o Brasil mil abraços alentejanos.

paginadora disse...

Vieira Calado
Pois é meu amigo a nossa grande esperança reside nas nossas crianças. Daí a enorme responsabilidade que temos tanto na sua felicidade como na sua educação.
CUIDEMOS BEM DELAS SEMPRE!!!
Um abraço

Anónimo disse...

olá paginadora, eu acho que os trabalhos estão BELISSIMOS tendo em conta a idade das crianças.
a tela está uma copia quase perfeita da verdadeira pintura.
o texto tambem está muito bom, gostei muito.
Bjs. Até à próxima.

Matilde

Archeogamer disse...

Sinceramente, gosto mais do amiguinho D. Fantástico.

paginadora disse...

Matilde
Obrigada pela sua opinião. Volte sempre!
Bjs também para si.

paginadora disse...

Olá Odysseus
Agradeço a tua sinceridade, que acho perfeitamente normal dada a pouca idade do D.
Presumo que a tela levou um tempinho a ser feita mas segundo a mãe, que também ficou muito admirada quando viu a tela, apenas no final do ano lectivo, durante a realização de uma pequena exposição, de todos os trabalhos feitos na sala a educadora referiu que o D. ficava tão concentrado e absorto no seu trabalho que ela ficava a olhar de longe e nem sequer se aproximava para não o distrair. A tela do D. foi considerada uma das melhores juntamente com a de uma coleguinha.
Eu gosto dos dois trabalhos de igual forma pois tratam-se de trabalhos diferentes de dois "grandes" amigos meus.
Bjs