quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Pablo Picasso (1881-1973)


Pablo Picasso nasceu a 25 de Outubro de 1881 em Málaga (Espanha), faz hoje precisamente 126 anos. É considerado um dos maiores mestres da Arte do século XX. Na infância os seus desenhos retratavam básicamente touradas. Além de pintor foi também um notável ceramista, gravador e escultor. São milhares os trabalhos deixados por Picasso e em diversos tipos de materiais. É considerado um dos fundadores do Cubismo, um estilo de pintura em que os objectos eram analisados nas suas formas para posteriormente serem pintados, em cores de castanho monocromáticas. Considerado como um pacifista, nunca tomou partido por qualquer dos conflitos bélicos que ensombraram a época em que viveu, nomeadamente a 2ª Guerra Mundial e a Guerra Civil de Espanha. Mas o seu repúdio pela violência poderá ser encontrado ao longo da sua obra. Deixo-vos algumas das obras de Picasso, começando pela, que considero a sua obra mais emblemática - o mural Guernica - que retrata, aos olhos do pintor a cidade basca de Guernica após o bombardeamento alemão, durante a 2º Guerra Mundial. Este mural representa para muitos admiradores da obra de Picasso a revolta contra a guerra, o horror nazi,pondo a nú a brutalidade e desumanidade humanas.
































Um abraço.

10 comentários:

Meg disse...

Como é bom encontrar uma homenagem como esta a um Homem e um Artista ímpar!
Além de um grande génio na sua arte, muitas vezes não muito fácil de entender, deixou também, como homem, a sua marca.
Inumeráveis e tão diversificadas as obras que deixou marcaram a Arte no séc.XX.

Bem hajas!

Um abraço

Zé Povinho disse...

Se é verdade que nem em toda a obra de Picasso me revejo, averdade é que ele tem obras de que gosto muito, e a inovação as formas e os estilos que utilizouforam verdadeiramente revolucionários e caracterizaram uma época. É sempre bom recordar, especialmente hoje que acabo de chegar duma exposição onde o brilho ofusca bastante a arte.
Abraço do Zé

Jorge P. Guedes disse...

aqui deixou várias fases e temáticas da extensíssima obra dqiuele que foi, para mim, o maior artista plástico do séc XX.
Faltou apenas, em minha opinião uma representação da sua "fase azul" e talvez uma das esculturas que deixou.
Mas a obra é tão vasta e rica que não se pode aqui resumir nem como amostra, não é assim?

Um abraço.

Zaratustra disse...

Grande Picasso. Com o perdão do trocadilho.

Archeogamer disse...

Talvez mesmo o melhor, o mais inovador e o pioneiro em muitas áreas. Há quem diga: existe o antes e o depois de Picasso.

Anónimo disse...

Não sendo muito dada a coisas da arte (mea culpa), gosto bastante do Picasso! 5 estrelas

Já agora, se fizer uma visitinha ao meu blog, tem lá um desafio para si!

Beijinhos

Jorge P. Guedes disse...

Há quase um mês que nada se sabe de si. O que se passa?

um abraço.

Meg disse...

Eu também estou apreensiva com a ausência tão prolongada.
Espero que esteja tudo bem.

Um abraço

paginadora disse...

J.G. e MEG
Obrigada pela vossa preocupação.
Por motivos de saúde não me tem sido possível postar nestes últimos dias. E a disposição mental também não tem ajudado.Mas sinto muitas saudades de postar no Páginas, saudades das visitas aos blogs dos meus amigos e à nossa troca de comentários.Ainda não me é possível retomar com a regularidade anterior mas hoje vou deixar qualquer coisa no Páginas Secretas para dar um pequeno sinal de vida. Beijos.

vieira calado disse...

Picasso, de quem eu vi uma exposição na Tate Gallery, em Londres, em 1967!
Foi inolvidável.